top of page

SHAMPOO

650ml de água

30g de bicarbonato de sódio

Amornar a água para dissolver melhor o bicarbonato. Colocar em uma bisnaga e aplicar um pouco sobre o cabelo (principalmente na raiz). Enxaguar.

 

CONDICIONADOR

650ml de água (ou infusão)

45g de vinagre de maçã

Fazer uma infusão com folhas e flores e sua preferência (gosto de usar camomila). Quando estiver fria, adicionar o vinagre e colocar em uma bisnaga. Aplicar (principalmente nas pontas) e enxaguar.

Sust.

SHAMPOO E CONDICIONADOR

SOBRE A RECEITA

Certa vez uma reportagem chamou a minha atenção no feed de notícias. Dizia "I`ll never shampoo my hair again" ("Eu nunca mais vou lavar meu cabelo com shampoo"). Segundo Sarah, a autora do texto, o shampoo retira toda a oleosidade natural no nosso cabelo, o que faz com o que o couro cabeludo acabe produzindo mais óleo, nos obrigando a lavar o cabelo todos os dias.

Sempre gostei de lavar o cabelo todos os dias; o problema era me sentir obrigada a fazê-lo porque se passasse um dia sem lavar o cabelo ficava muito oleoso. Além disso, mesmo lavando todos os dias eu tinha que mudar periodicamente de shampoo e condicionador, porque ora meu cabelo ficava oleoso, ora seco. Eu parecia nunca acertar. 

Quando vi esta reportagem pensei que poderia tentar deixar meu próprio corpo se balancear. Nas primeiras semanas foi bem difícil usar o bicarbonato e o vinagre, porque eu ainda fazia a mistura no banheiro (depois vi que era mais prático fazer em grandes quantidades e colocar em uma garrafa ou bisnaga) e ainda não tinha as proporções certas que viriam a funcionar mais tarde. Além disso, sentia meu cabelo pegajoso, como se eu tivesse passado algum produto nele. 

Com o tempo, fui ajustando as medidas: no caso do shampoo, a mistura de bicarbonato e água é percebida pelas mãos como "escorregadia". Esse é o limite. Se for muito forte, vai ressecar o cabelo e se for muito fraca não vai limpar. Já no caso do condicionador, passei a fazer uma infusão para perfumar o cabelo (o vinagre é bom porque possui o pH perfeito e o cheiro sempre vai embora quando seca). Também fui percebendo que aquela sensação desagradável das primeiras semanas era consequência dos resíduos químicos que ainda permaneciam no meu cabelo e que com o tempo foram desaparecendo. 

Posso dizer que o esforço valeu a pena e que me sinto satisfeita com minha escolha. Passo longe dos shampoo e condicionadores, porque não quero ter que passar pela adaptação denovo. Às vezes sinto a necessidade de ajustar um pouco a proporção dos ingredientes e creio que isto varia de pessoa para pessoa. Também passo um pouco de óleo de coco nas pontas quando estão muito ressecadas (mas bem pouquinho mesmo) ou faço uma máscara de hidratação natural. 

Livro de visitas

Cera de depilação

Cera de depilação

Pasta de dente

Pasta de dente

Shampoo e condicionador

Shampoo e condicionador

Escalda pés

Escalda pés

Esfoliante

Esfoliante

Limpeza de pele

Limpeza de pele

Máscaras

Máscaras

bottom of page