top of page

Outras expos temáticas

Livro de visitas

Metamorfosis

Onde: Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB)

Quando: Maio de 2014

Um belo domingo pela manhã, desmarcaram um trabalho na última hora e decidi tomar um café pelo centro. Vasculhei a sessão de entretenimento, focando nas atividades gratuitas, e encontrei esta exposição. Decidi dar uma passadinha. Quando perguntei para a recepcionista qual era o tema da exposição ela me disse "sabe os vídeos de stop motion? Aqueles com os bonecos de massinha?" Recordando a programação da tarde da TV cultura fiz que sim com a cabeça e entrei, sem grandes expectativas.

Ao cruzar a porta, um mundo inteiramente novo se abriu diante dos meus olhos. 

Em primeiro lugar, estavam os trabalhos de Starewitch, cineasta polonês e um dos pioneiros da animação em stop motion, cuja obra se extende de 1910 a 1965.  Nas vitrines haviam alguns personagens de seus filmes (insetos e fantoches). Analisando cada um era difícil não se surpreender com a variedade (e antiguidade) dos objetos e a habilidade manual envolvidos em sua construção. O que por si só já seria um trabalho genial se tornou magnifico quando vi os filmes que ele fazia com estes personagens. Uma criação minuciosa que nunca imaginei que fosse tão trabalhosa.

Em segundo lugar estavam as obras do tcheco Svankmajer, que vão de 1964 a 1992. Seu estilo é mais surrealista, seus personagens são o resultado do cruzamento entre coisas de natureza totalmente distinta (ossos, galhos, sapatos, frutas, engrenagens...) e os filmes muitas vezes misturam pessoas e objetos. O filme "Alice" é simplesmente a melhor versão que já vi de "Alice no país das maravilhas". 

Por fim, estão os trabalhos do irmãos Quay, nascidos na Pensilvânia e residentes em Londres, com obras que vão de 1979 a 2013. A grande maioria de seus filmes não possui falas e a intenção dos personagens é transmitida através dos gestos e da trilha sonora, muitas vezes composta especialmente para seus filmes. Seu trabalho prévio como ilustradores fica evidente nos adornos gráficos e na decoração hiper minuciosa dos sets.

Expos

Acabei passando a tarde toda na exposição, até que me expulsassem, porque tinham muitas coisas interessante para ver. Infelizmente não estava com a câmera, mas encontrei este vídeo que mostra um pouco da expo.

Vale muito a pena buscar os filmes para assistir (alguns estão no youtube e vimeo).

bottom of page