




Recepção maravilhosa!


Eivissa


Lugares especiais

Lugares especiais

Partida com a bike

Pou Des Lleó

Cala de Sant Vicent

Port de Ses Caletes

Portinatx

Nascer do sol em Portinatx
Ibiza e Formentera
2015 (1 mês)
Sempreouvi falar de Ibiza como sendo um lugar caríssimo, lotado de turistas e de baladas, o que não a tornava atraente aos meus olhos. Porém, em 2015 uma amiga me convenceu de que lá havia mais do que este lado comercial e partimos, eu e minha bike, para visitá-la. Nas primeiras três semanas, conheci calas (pequenas baías) deslumbrantes, caminhei por algumas trilhas e fui a alguma festas (como a Namastê), o que me levou a descobrir a incontestável magia e beleza da ilha (além de me fazer entender e gostar um pouco mais da música eletrônica). Decidi fazer uma viagem sozinha com a bike e a barraca para explorar mais e precisei de apenas uma semana para dar toda a volta em Ibiza e Formentera, ainda que a vontade fosse de ficar indefinidamente.
É difìcil descrever o que vivi nesta semana. Quase como uma materialização do yin e yang, as ilhas manifestam diversas dualidades que surpreendentemente se complementam e se relacionam de maneira harmônica, levando a uma sensação de completude - tranquilidade e êxtase. A diversidade de situações, como o turismo massivo e a solidão total, o mar em 360 graus e a paisagem rural, a ostentação e a simplicidade faz com que a ilha proporcione experiências dos mais diversos tipos. Creio que é imprescindível que cada um explore o lugar por si mesmo, descobrindo ao longo da jornada o que estas místicas ilhas lhe reservam.








As Pitiusas (Ibiza e Formentera) possuem um idioma próprio, o ibicenco (uma variedade linguística do catalão) e uma cultura própria. Fazem parte da Comunidade Autônoma das Ilhas Baleares e há também quem defenda sua independência.
Na década de 30 Ibiza já abrigava diversos artistas, como Walter Benjamin, mas foi nos anos 60 que ela se tornou internacionalmente conhecida, quando muitos hippies encontraram nela tudo o que buscavam: contato com a natureza, bom clima e um lugar relativamente desconhecido. Eles passaram a conviver de maneira harmônica como os ibizencos e ainda que muito de sua essência original tenha se perdido, algo de sua influência pode ser percebida na prática do naturismo, nos mercadillos de artesanato e na moda Adlib.